sábado, 9 de junho de 2012

Juventude se reúne para debater a sustentabilidade do planeta

POR DANIEL MENDONÇA

Jovens estão insatisfeitos com a forma como se vive a vida no mundo ocidental. Foi o que disse Pedro Telles, assessor de assuntos internacionais do Instituto Vitae Civilis, no primeiro painel de discussão da Conferência de Jovens para a Rio+20. Para ele, a juventude quer soluções que lhes deem liberdade para fazer o que realmente querem de suas vidas. Como parte das atividades oficiais do Major Group de Crianças e Jovens, o evento chamado de Youth Blast começou nesta quinta e vai até o próximo dia 12 no Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova.

Telles acredita que essa primeira geração de jovens que viveu tanto o mundo analógico quanto o digital não dever ter medo de fazer o inesperado, de romper com modelos. "É preciso aproveitar a Rio+20 para construir novas soluções socioambientais", defendeu. "É hora de passar o bastão entre as gerações."

Pedro Telles, do Instituto Vitae Civilis, durante a Youth Blast

Roberto Vizentin, presidente do Instituto Chico Mendes, apontou o quanto as liberdades de gerações anteriores foram reprimidas. "Os jovens agora renovam a luta contra a apropriação privada do bem comum, erguendo a causa socioambiental ao patamar mais alto de um projeto de sociedade contrário ao hegemônico", explicou. “Não se trata apenas de uma luta política, mas de uma transformação da política.”

Ontem, os jovens brasileiros elaboraram um documento que será aproveitado pela Secretaria Nacional de Juventude para o planejamento de políticas públicas futuras. De domingo a segunda, mais de mil jovens do mundo inteiro se reunirão com o objetivo de conscientizar a juventude mundial. E estarão construindo também estratégias para o Major Group de Crianças e Jovens nos debates da Rio+20.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário